top of page

Movimento Empresa Júnior:

 

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) existe para dar suporte no desenvolvimento dessas habilidades, tendo por objetivo promover a experiência de mercado aos graduandos. O MEJ surgiu na França em 1967 na L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, localizada em Paris, que tinha por objetivo criar estudos de mercado e enquetes comerciais em empresas. 

 

A ideia foi tão bem sucedida que em 1969 fundou-se a Confederação Nacional de Empresas Juniores. Após essa consolidação, o modelo francês começou a se difundir internacionalmente, sendo levado para a Suiça, Bélgica, Holanda Espanha, Portugal, Itália e Alemanha. Em menos de 20 anos, 99 empresas juniores já haviam se instituído, com 15.000 estudantes envolvidos, 3.000 estudos realizados e um faturamento anual de aproximadamente 40 milhões de francos. 

 

Em meados de 1980 a concepção do MEJ foi trazida ao Brasil e, em 1989, a primeira Empresa Júnior (EJ) brasileira foi criada na Faculdade Getúlio Vargas (FGV), logo depois mais duas universidades tomaram a iniciativa: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal da Bahia. Chegamos hoje com mais de 30 anos de inserção do MEJ ao Brasil, com inúmeras constituições e federações por todo o país, que também é o líder mundial no quesito representatividade, totalizando um número de 1200 EJs ativas e em torno de 7.000 empresários juniores.

 

A UEL é uma da universidade com 15 EJs, cujo órgão representativo é o Núcleo UEL, que além de dar suporte e integrar as EJs da universidade também organiza eventos para promover o MEJ e impulsionar as atividades empreendedoras, motivando e capacitando os empresários juniores.

bottom of page